Pesquisar Este Blog e links a partir daqui

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Que tal fazer do Mundo uma Biblioteca? "Perca" seu Livro!

Já imaginou como seria achar num ponto de ônibus aquele livro que você sempre quis ler? Mais ainda, descobrir que esse livro vem com um diário de viagem, descrevendo todos os caminhos percorridos até chegar àquele local? Parece ficção, mas não é: é a ideia central do movimento Bookcrossing, que pretende transformar o mundo numa grande biblioteca…

O conceito é simples: basta deixar voluntariamente um livro num local público, como um banco de praça, na rodoviária ou onde mais a imaginação ditar. A pessoa que o encontrar poderá ler o livro pelo tempo que quiser, sem obrigação alguma de devolvê-lo — embora o movimento só faça sentido se o livro encontrado continuar circulando, propagando informações à maior quantidade possível de leitores. No site do movimento, é possível registrar títulos que você gostaria de "libertar". Após esse registro, será atribuído ao título um BCID (BookCrossing Identification), que deverá ser escrito no livro antes que este seja "libertado", para que outros futuros leitores tenham a possibilidade de rastrear a trajetória da obra.

No Brasil, o registro para o movimento pode ser feito no site Livr.us. Há também alguns postos oficiais para que você perca um livro seu, os chamados OBCZ (Official BookCrossing Zone ou Zona Oficial de BookCrossing). Dentre eles, estão a Casa das Rosas, em São Paulo, e a Biblioteca Solidária, em São Francisco Xavier.

E então? Que tal perder um livro seu por aí? Só não vale perder o da biblioteca, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário