Pesquisar Este Blog e links a partir daqui

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Evolução: aqui, agora e para sempre! Biodiversidade é tema de atividade gratuita para jovens em 27/08

Biodiversidade é tema de atividade gratuita para jovens em 27/08
 
Evento será conduzido na Estação Ciência pela cientista brasileira Paula Kover e é realizado em conjunto com o British Council
 

No próximo dia 27 de agosto, sexta-feira, das 10h às 12h, os adolescentes brasileiros terão a oportunidade de participar de uma atividade exclusiva sobre evolução das espécies e biodiversidade com a cientista Paula Kover, da Universidade de Bath, no Reino Unido. A pesquisadora, além de suas atividades na universidade, é também membro do corpo editorial da revista cientifica "Journal of Evolutionary Biology" e membro do Comitê Governamental de Pesquisas em Biologia e Biotecnologia do Reino Unido (BBSRC).

A atividade desenvolvida, "Evolução: aqui, agora e para sempre" é totalmente gratuita e aberta para inscrições tanto de escolas e grupos como também para interessados individuais, sendo que o público-alvo é na faixa dos 14 a 20 anos. São 190 vagas e os interessados devem acessar o site  
www.eciencia.usp.br  para mais informações e efetuar as inscrições. O evento é realizado em parceria com o British Council.

A pesquisadora Paula Kover, em visita ao Brasil a convite da Royal Society e FAPESP e com o apoio da Embaixada Britânica e do British Council, participará do simpósio "UK-Brazil Frontiers of Science" (
http://royalsociety.org/UK-Brazil-Frontiers-of-Science
), atividade inserida nas celebrações do 350º aniversário da Royal Society.

Alguns dos tópicos abordados são:

- Uma idéia revolucionária (Teoria da Seleção Natural de Darwin);
- Evidência: pombos, cachorros e plantas;
- A base genética;
- Exemplos da aplicação: resistência a antibióticos em microorganismos e revolução verde;
- A rainha vermelha (co-evolução, plantas e pathogenos);
- A importância de manter a biodiversidade;
- Atividade prática: construção de árvores filogenéticas e discussão sobre quais organismos devemos conservar.

Sobre a convidada:

Dra. Paula X. Kover

- Professora da Universidade de Bath (Reino Unido);
- Membro do Corpo editorial da revista cientifica "Journal of Evolutionary Biology";
- Membro do Comitê governamental de Pesquisas em Biologia e Biotecnologia do Reino Unido (BBSRC).

Dra. Kover mora em Bath, no Reino Unido. Foi aluna de graduação em Ecologia e de mestrado em Genética na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Completou o doutorado em Evolução na Universidade de Indiana (EUA) e fez pós-doutorado na Universidade de Washington, St. Louis (EUA). Antes da sua posição atual, Dra. Kover também foi professora na Universidade de Tennessee (EUA) e de Manchester (Reino Unido).
 
Sobre o British Council:
 
O British Council é a organização internacional do Reino Unido responsável pelas oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e a criação de laços através do intercâmbio de conhecimento e de idéias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Artes, Governança/Direitos Humanos, em 223 cidades de 109 países, com parceiros como os governos locais em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
 
Sobre a Royal Society:
 
Considerada a Academia de Ciência mais antiga do mundo, a Royal Society comemora 350 anos em 2010. Para engrandecer o perfil global da ciência, tecnologia e engenharia e para atrair a participação do público na área de ciências, as suas celebrações promoverão a análise das idéias, problemas e questões científicas do século 21 para novas platéias.

Desde a sua fundação, a Royal Society tem desempenhado um papel crucial em alguns dos mais significativas descobertas científicas.
Aos 350 anos, sua relevância revela-se mais importante do que nunca, em sua missão para defender o desenvolvimento e a utilização da ciência, matemática, engenharia e medicina para o benefício da humanidade e para o bem do planeta.

Sobre a Estação Ciência: 
 
Há mais de 20 anos promovendo exposições e atividades diversas de divulgação científica, a Estação Ciência é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Todas as suas ações procuram demonstrar ao grande público, adultos e crianças como a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso dia-a-dia, apresentando os temas de forma lúdica e prazerosa, conseguindo aguçar a curiosidade e o senso de observação das pessoas. Além das exposições permanentes, a Estação também recebe mostras temporárias como neste caso e ainda disponibiliza uma gama de exposições itinerantes que podem ser levadas para outras cidades e estados. Há, ainda, apresentação de shows e peças teatrais com temas científicos, mostras de vídeo, projetos educacionais permanentes e a experimentoteca, que empresta gratuitamente kits portáteis de experimentos científicos.

Serviço:

Evolução: aqui, agora e para sempre
bate-papo e atividade prática com a Dra. Paula Kover (Universidade de Bath, Reino Unido)

Data: 27 de agosto de 2010 (sexta-feira)
Horário: 10h às 12h
Público-alvo: estudantes entre 14 e 20 anos
Local: Estação Ciência - USP
          (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
Inscrições: gratuitas, através do site
www.eciencia.usp.br
 
Cordialmente,

Prof.Dr. Helio Dias
Diretor da Estação Ciência da Universidade de São Paulo

Informações :

Michel Sitnik |
michel@eciencia.usp.br | (11) 3871 6755
Eduardo Santiago |
eduardo@eciencia.usp.br | (11) 3871 6756
Mariana Bolognani |
mariana@eciencia.usp.br | (11) 3871 6780
Patrícia Mourad |
patrícia@eciencia.usp.br | (11) 3871 6771
Manoel M. Fernandes Jr. |
manoel@eciencia.usp.br | (11) 3871 6768


Nenhum comentário:

Postar um comentário